info text
  • Iniciar sessão
  • Iniciar sessão
Página principalBlogReceitasPão caseiro: dicas, segredos e benefícios que chegam até si!

Pão caseiro: dicas, segredos e benefícios que chegam até si!

O pão caseiro tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos com a sua textura macia, aroma irresistível e sabor incomparável! Esta deliciosa alternativa ao pão industrial oferece diversos benefícios para a saúde e o bem-estar, além de proporcionar uma experiência culinária gratificante.

Forma cerâmica com pão e tábua com fatia de pão com queijo fresco e uso de cebolinho


Esta é uma atividade extremamente viciante, pois começamos por fazer o pão simples, tentamos o integral, o multigrãos, experimentamos o recheado ou com frutos secos e quando damos conta estamos em família a enrolar croissants e nunca mais queremos parar. 

6 motivos para fazer pão caseiro


O aroma inebriante de pão caseiro feito no forno, a crosta crocante, o miolo macio e saboroso... esses são apenas alguns dos deleites que o pão caseiro proporciona. Mais do que um alimento, é uma experiência sensorial que faz a ponte entre a tradição e o sabor autêntico. 

Se ainda tem dúvidas relativamente a esta prática milenar, sugerimos que de uma vista de olhos aos motivos que pelos quais deve começar a fazer pão na sua casa!

1. Sabor autentico e aroma irresistível

Estes aspetos diferenciam o pão caseiro do pão industrial. Para além de conseguir selecionar detalhadamente os ingredientes que quer utilizar na sua confeção, a sua casa ficará envolvida pelo cheirinho de pão acabado de cozer!

Vários tipos de pão, faca de pão e manteiga com faca para barrar


2. Alimentação saudável em primeiro lugar

Ao fazer pão em casa, tem total controlo sobre os ingredientes utilizados, optando por opções mais saudáveis e nutritivas, como farinhas integrais, grãos e sementes. Além disso, consegue eliminar sódios e conservantes artificiais, que normalmente estão em abundância no pão industrializado.

3. Pão muito mais económico

Sabia que tem praticamente tudo o que é necessário para fazer pão caseiro na sua casa?  Só vai precisar de um forno convencional, uma assadeira , uma colher de pau e duas cestas com taça para pão caseiro, e por fim uma caixa para impedir a humidade indesejada no pão. Se não, terá a possibilidade de encomendar os nossos artigos, usufruir dos portes grátis e da campanha “Dias sem IVA entre 5 a 7 abril, basta estar atento ao nosso site!

Uma das vantagens de fazer pão em casa é a validade de consumo, enquanto que o pão industrializado perde qualidades mais facilmente, o pão caseiro conserva-se durante mais tempo!
 
Cesto com taça para preparar pão caseiro


4. Alívio do stress

Fazer pão em casa é uma atividade relaxante e prazerosa, proporcionando um momento de desconexão do ritmo mais acelerado do dia a dia. Nada como descomprimir de um longo dia de trabalho e, ao mesmo tempo, fazer o pão para toda a semana!
 

5. Facilidade de confeção

Existe uma grande diversidade de receitas de pão que pode explorar! Desde receitas tradicionais que pode fazer em forma de silicone excelente para preparar pão integral e tão prática que dá para ir à máquina de lavar louça.
Até receitas de pão de hambúrguer, neste caso aconselhamos, para ser mais fácil a confeção, a nossa forma de silicone para pão de hambúrguer que previne os alimentos de se queimarem, é fácil de limpar e poupa espaço ao guardar.


6. Estilo de vida saudável 

Preocupa-se com o consumo de produtos industrializados? A alternativa de produção caseira de pão contribui para um estilo de vida mais consciente e sustentável, para além de, proporcionar autonomia na escolha dos ingredientes e no processo de produção.

A nível de educação alimentar, fazer pão com as crianças pode ser uma ótima oportunidade para ensinar sobre alimentação saudável e incentivar o consumo de alimentos frescos e nutritivos.

Dicas de como fazer pão caseiro

 
  • Utilize ingredientes de boa qualidade para melhores resultados.
  • Envolva bem a massa para desenvolver o glúten e obter um pão macio.
  • Deixe a massa descansar o tempo suficiente para que o fermento atue.
  • Tenha sempre atenção à potência do seu forno consoante as marcas.
  • Experimente diferentes receitas para selecionar, então, a sua favorita.
No fim da preparação da receita vai obter um pão delicioso, pode degustá-lo simples ou adicionar um acompanhamento. Comece por utilizar uma faca adequada para cortar o pão e utilize uma tábua para cortar pão de forma simples, depois pode adicionar compotas, manteiga, queijo ou paté.
Tabua para cortar pão, com pão fatiado e faca de pãoFaca para cortar pão
Aproveite os dias sem IVA de 5 a 7 de abril de 2024 para adquirir os utensílios culinários Tescoma e certifique-se que segue sempre corretamente as instruções de uso e limpeza do produto.
 

Receitas simples para fazer pão caseiro


1. Pão ázimo de trigo e centeio

Ingredientes para 1 pão de 750 g

250 g farinha de centeio
250 g farinha de trigo
15 g fermento fresco ou 4 g fermento seco
12 g sal
12 ml vinagre
340 ml água

cesto com taça para pão caseiro

Receita da massa

Numa taça adequada para preparar massa, colocar as farinhas de centeio e trigo, o vinagre e sal. Dissolver o fermento fresco em 340 ml de água morna misturada com um pouco de açúcar, deixar levedar por momentos, colocar numa taça com farinha e misturar bem. Se utilizar fermento seco, adicione-o à farinha em vez do fermento fresco. Amassar a massa muito bem e preparar para levedar.

Levedar

Numa base de estender massa polvilhada com farinha, moldar a massa preparada numa bola e colocar no cesto pulverizado com Spray desmoldante para formas DELÍCIA ou pincelado com óleo de girassol. Colocar o cesto com a massa na taça para levedar pão, tapar com um pano de cozinha e deixar levedar aproximadamente 2 horas num local morno.

Cozer 

Colocar na parte de baixo do forno um recipiente com água e pré-aquecer o forno a 250 ºC. Cuidadosamente desenformar a massa levedada no cesto para o tabuleiro de forno aquecido, pincelar com água e sal e deixar cozer por 5 minutos na parte central do forno.

Retirar o recipiente com água do forno e deixar cozer o pão por mais 5 minutos à mesma temperatura. Depois reduzir a temperatura no forno para 160 ºC e cozer o pão por mais 35 minutos.

Retirar do forno o tabuleiro com o pão cozido e deixar arrefecer.

Conselho útil: Para verificar se o pão está completamente cozido, tocar na parte inferior do pão. Um pão completamente cozido fará um som oco. Se o pão não estiver bem cozido, colocar novamente no forno e deixar cozer por mais minutos.

2.Pão fermentado de trigo e centeio

Ingredientes para 1 pão de 750 g

300 ml fermento de pão (seguir a receita abaixo)
170 g farinha de centeio para pão
230 g farinha de trigo
160 ml água
12 g sal
Sementes de alcaravia
Tábua para cortar pão com pão caseiro

Receita da massa

Numa taça misture a farinha de centeio e farinha de trigo com o sal, as sementes de alcaravia e água, adicione 300 ml do fermento de pão preparado com antecedência e adicione à mistura. Amassar completamente a massa e preparar para levedar.

Levedar e cozer

Proceder do mesmo modo como na receita anterior, com a exceção de que o pão levedado na última fase da cozedura é cozido a 160 ºC por apenas 30 em vez de 35 minutos.

Dia 1 - Começar o fermento

Ingredientes: 300 g farinha de centeio para pão, 300 ml água

Colocar a farinha de centeio para pão na taça até à marca “100” e adicionar água morna até à marca “200”. Misturar muito bem, cobrir o prato com Tampas de silicone flexíveis 4FOOD ou com película aderente e deixar o fermento ativar durante 24 horas à temperatura ambiente.

Dia 2 e 3 - Alimentar o fermento

Adicionar mais 100 g de farinha de centeio para pão na taça com o fermento e despeje 100 ml adicionais de água morna, misturar, tapar e deixar o fermento ativar por mais 24 horas à temperatura ambiente.

Dia 4 - O fermento está pronto

Guardar o fermento

Pegar em metade do fermento preparado e colocar no frigorífico num recipiente fechado para poder usá-lo mais tarde para a preparação de outro pão. O fermento guardado no frigorífico dura pelo menos 7 dias sem ser alimentado.
Os fermentos guardados podem ser usados pouco a pouco ao longo do tempo para assar vários pães caseiros. Mesmo uma pequena quantidade de fermento (2 colheres de sopa) é suficiente para o multiplicar rapidamente.

Multiplicação do fermento

Colocar a farinha de centeio para pão na taça para a preparação de fermento até à marca “150” (aprox. 150 g), colocar água morna até a marca “300” (aprox. 150 ml) e adicionar 2 colheres de sopa de fermento previamente deixado de parte. Misturar muito bem, cobrir o prato com a Tampas de silicone flexíveis ou película aderente e deixar ativar o fermento durante pelo menos 12 horas à temperatura ambiente. O fermento pode ser usado depois de 12 horas para preparar a massa e assar mais um pão caseiro.

Conselho útil: Quando fizer pão caseiro com ou sem fermento, pode antes de deixar a massa crescer, adicionar à mistura sementes de girassol, abóbora, sementes de sésamo, linhaça, nozes, trigo partido descascado, tomates secos finamente cortados, azeitonas, etc.

Explorar o mundo do pão


O pão caseiro é uma excelente opção para quem procura um estilo de vida mais saudável e saboroso. Além de ser nutritivo e sem conservantes adicionados, o pão feito em casa proporciona uma experiência culinária gratificante e oferece-lhe a oportunidade de se conectar com o prazer de cozinhar. Com um pouco de prática, poderá fazer pães deliciosos para a sua família e amigos! 

Lembre-se que fazer pão em casa é um processo que exige prática e paciência! Não desanime se os primeiros resultados não forem perfeitos!

Aproveite assim e conheça já todos os produtos que selecionamos para si no site da Tescoma e comece hoje a sua jornada pelo mundo do pão.

ShopSys